domingo, 22 de maio de 2011

Esquemas Geométricos para a Meditação (Yantra)

Um yantra é um esboço dos níveis e energias do universo - personalizado na forma de uma determinada divindade (devatâ) - e, logo, do corpo humano (que é a réplica microcósmica do macrocosmo). O yantra pode ser desenhado em papel, madeira, tecido ou qualquer outro material, ou até na areia, se não houver outra alternativa. Conhecem-se também modelos tridimensionais feitos de argila ou metal. O yantra tem função semelhante à da mandala ("círculo") usada no Tantrismo tibetano. A diferença é que a mandala tende a ser mais figurativa (isto é, inclui desenhos de seres e objetos) e se baseia num arranjo circular dos elementos constituintes. O típico yantra consiste numa orla quadrada que envolve círculos, pétalas de lótus, triângulos e, no centro, o "ponto seminal" (hindu). Cada componente tem uni simbolismo de variável complexidade. Assim, o triângulo que aponta para cima significa Shiva, o pólo masculino da realidade, ao passo que o triângulo que aponta para baixo significa Shakti, o pólo feminino. O ponto central é a matriz criativa do universo, o portal que se abre paria própria Realidade transcendente.
Nos estágios mais elevados da prática tântrica, o yantra deve ser completamente interiorizado, ou seja o yoguin deve ser capaz de construir mentalmente o Seu complexo desenho geométrico por meio da visualização. O yantra pode ser criado do ponto interno para fora - segundo o processo da evolução macrocósmica - ou da circunferência exterior par, o centro - ¬de acordo com o processo microcósmico de involução meditativa. Depois de construir interiormente o yantra em todos os seus detalhes, o yogin passa a decom¬pô-lo novamente. Como a consciência dele identifica-se à estrutura do yantra, essa decomposição implica necessariamente a extinção dele enquanto sujeito da experiência. Em outras palavras, quando o yogin obtém êxito nessa pratica avançada, ele transcende a sua mente condicionada e é lançado no puro Ser -Cons¬ciência - Felicidade, onde não existe a distinção entre sujeito e objeto.

Kâlî-Yantra
O Tantrismo emprega um grande número de yantras. O Capítulo 20 do Mantra-Mahodadhi ("Grande Oceano dos Mantras") descreve vinte e nove yantras. O mais famoso de todos é, sem duvida, o shrî-yantra, reproduzido a seguir. O nome shrî refere-se a Lakshmî, deusa da boa fortuna. Este yantra é composto de nove triângulos justapostos que se dispõem de tal modo que, juntos, produzem um total de quarenta e três triângulos menores. Dos nove triângulos principais, quatro apontam para cima e representam a energia cósmica masculina (Shiva); cinco apontam para baixo e representam o poder feminino (Shakti). Esses triângulos são rodeados por um lótus de oito pétalas que simboliza o deus Vishnu, o qual se identifica à tendência ascendente que preenche todo o universo. O lótus seguinte, de dezesseis pétalas, representa a obtenção do objeto desejado em particular, para os yogins, o poder sobre a mente e os sentidos. Ao redor desse lótus temos quatro linhas concêntricas que se ligam simbolicamente aos dois lótus. A orla feita de três linhas é chamada de "cidade da terra" (bhû-pura) e representa o lugar consagrado, que pode ser todo o universo ou, por analogia, o corpo humano.

Tripurâ – Sundarî - Yantra
Alguns yantras rituais também são empregados para fins terapêuticos. Além disso, para a obtenção de curas mágicas, podem-se criar yantras específicos para uma doença ou uma pessoa, que são usados como amuletos. Em todos os casos, a eficácia do yantra depende da qualidade da concentração e da visualização do adepto, bem como do seu domínio sobre as energias sutis.

Shrî-yantra
________________________________________
Yantras Tântricos

Tripur Sundari
Estimula Sexualidade e Poder
Bhuvaneshari
Alegria e Vitalidade
Tripur Bhairavi
Energia Física

Ganesha
Prosperidade e equilíbrio financeiro
Kali-Yantra
Transformações profundas
(só utilize esse símbolo se tiver
certeza que desejas vivenciá-las)


Tara Yantra
Estimula a Cura e Bem Estar
em geral

Durga Yantra
Energia, Saúde e Força,
Shri Yantra
Meditação, é o mais forte de todos
os símbolos que conheço
Chinnamasta
Transmuta Orgulho, Ego e Ignorância, facilita lidar-se
com perdas


Matangi
Kamla Yantra
Atua no chakra cardíaco despertando o amor próprio e a auto estima
Bagla Mukhi

Dhumavati

Nenhum comentário:

Postar um comentário