sábado, 6 de agosto de 2011

SIGNIFICADO ESOTÉRICO DOS SÍMBOLOS nas Mandalas


Círculo
circulosArquétipo da totalidade e da eternidade. Representa a perfeição divina e perpetuidade de Deus. O círculo ou disco é emblema de tipo solar. Junto à roda e à esfera, simboliza também o dinamismo psíquico, o mundo manifestado, a unidade interna da matéria, tudo que é preciso e regular; a harmonia universal. Simples: o infinito, o universo, a totalidade; com ponto no cento: a primeira manifestação do princípio criativo divino; dividido (por uma reta horizontal): a primeira divisão do Princípio Divino em duas polaridades opostas e complementares (masculina e feminina); com cruz no interior: o momento da criação, quando o princípio masculino impregna o feminino; com triângulo no interior: o princípio espiritual ou ternário dentro da totalidade; com quadrado no interior: o princípio material ou quaternário dentro da totalidade.

Coração
Um dos mais importantes e universais símbolos esotéricos. Verdadeira sede da inteligência, já que a ele corresponde o cálido e luminoso Sol (ao cérebro corresponde a luz fria e refletida da Lua). Por outro lado, a importância do amor, na mística, reside no fato de que ele se expressa por meio do coração. Amar é acionar a força de um centro (o coração), o qual estimula e impulsiona os outros centros. Dessa forma, o coração é o símbolo magno do amor, iluminação espiritual e felicidade.

Cruz
Em todas as culturas, seu significado arquetípico é o da união dos opostos: o eixo vertical (masculino) e o eixo horizontal (feminino). No cristianismo, é o emblema máximo. Para a teosofia, traz a idéia do homem regenerado, aquele que conseguiu integrar harmoniosamente suas duas partes e que, “crucificado” como mortal, renasce como imortal. Na simbologia rosa-cruz, evoca os quaro reinos da natureza. Como símbolo da “Árvore da Vida”, representa o “eixo do mundo”: a ponte ou escada através da qual a alma pode chegar a Deus.

Espiral
Um dos mais importantes símbolos universais, a espiral representa o arquétipo do cosmos, e simboliza o processo evolutivo do universo. No sistema hieroglífico egípcio, a espiral denota as formas cósmicas em movimento, ou a relação entre a unidade e a multiplicidade, entre o centro e o círculo.


Símbolo de Vênus, rege o feminino
Também é símbolo do microcosmo, revelando a sua analogia e identidade com o universo ou macrocosmo. Suas cinco pontas representam: a superior, a cabeça, as laterais, os dois braços; as inferiores, as duas pernas. Esta é uma postura que procura refletir, em termos de estado de consciência, um equilíbrio ativo e a capacidade de compreensão que deve possuir cada homem para transformar a si mesmo num centro irradiante de vida “como uma estrela no firmamento”. Esta figura geométrica pentagonal representa também um cânone estético arquetipal denominado “divina proporção”. Como fonte de luz e inspiração celestial, a estrela de cinco pontas é considerada, esotericamente, emblema do princípio inspirador do bem, do verdadeiro e do belo, tanto no mundo como no homem.


Flor
Em muitas escolas esotéricas a flor simboliza a fugacidade das coisas, a beleza e a primavera. No Oriente, pela sua forma mais comum, a flor representa também os “centros energéticos espirituais”, os chacras. O conceito da “flor de ouro”, na mística chinesa, é um símbolo transcendental taoísta que alude à vitória espiritual.

Labirinto
O centro do labirinto representa a consciência superior, a realidade absoluta, a imortalidade, a divindade; os caminhos tortuosos que vedam quase completamente o seu acesso simbolizam as provas e dificuldades pelas quais deve passar todo aquele que pretende chegar até o “centro de si mesmo”, ou seja, a consciência superior. O simbolismo do labirinto está ligado ao simbolismo da espiral. Nesse sentido, o centro, ou ponto inicial interno da espiral, representa o princípio único, imóvel. As curvas da espiral simbolizam o universo manifestado em constante movimento.

Hexagrama
Símbolo universal do espírito. Esotericamente, a aparição de uma estrela simboliza o aparecimento de uma possibilidade de realização espiritual.

Pirâmide
O estudioso Cirlot informa que existe uma aparente contradição no simbolismo da pirâmide. Em primeiro lugar, nas culturas megalíticas e no primitivo folclore europeu, a pirâmide simboliza a terra em seu aspecto maternal. As próprias modernas árvores de Natal, herdeiras de uma antiqüíssima tradição, expressam, com sua forma piramidal, a dupla idéia de morte e imortalidade (ambas associadas ao conceito da Grande Mãe, a Terra). Por outro lado, a pirâmide de pedra, arquitetada com uma regular exata forma geométrica, corresponde ao elemento fogo, masculino, em todas as culturas antigas do Oriente. A interpretação mais completa a respeito do simbolismo da pirâmide foi dada por um outro estudioso, Marc Saunier. Ele sugeriu que a pirâmide é uma síntese de diferentes formas, cada uma delas com uma significação própria. A base da pirâmide é quadrada e representa a Terra (os quatro elementos da natureza). O ápice é “o ponto final” e o “ponto inicial” de todas as coisas, o “centro místico”, a divindade. Estabelecendo a ligação entre a base e o ápice, estão as faces triangulares da pirâmide, simbolizando o fogo como revelação divina e como princípio da criação. Conseqüentemente, a pirâmide é interpretada como um símbolo que expressa a totalidade do trabalho em seus três aspectos essenciais.
Quadrado

Símbolo da matéria e da passividade. Seus lados representam os elementos da natureza (água, fogo, terra e ar) ou os quatro pilares da sabedoria humana (ciência, religião, filosofia e arte).

Roda
Símbolo universal, complexo, e de origem tão antiga quanto o próprio homem. Seu sentido mais arquetipal está relacionado com os fenômenos das forças cósmicas em movimento. O símbolo taoísta chinês do Yin-Yang está relacionado com o significado da roda e a doutrina do Tao exprime que “o sábio perfeito é aquele que alcançou o ponto central da roda e permanece assim unido ao centro invariável”.

Roda da Vida
Um dos mais freqüentes símbolos do budismo tibetano, onde é usado em pinturas e em diagramas desenhados ou gravados. Representa a série de nascimentos, mortes e renascimentos do homem, mostrando, no círculo exterior, as fases da vida humana, causas do renascimento (lei do carma).

Rosa
Possivelmente a mais importante das flores simbólicas para o homem ocidental. Exprime o desenvolvimento do espírito, e está identificada com todas as expressões que denotam tal significado. A rosa está associada à idéia de regeneração, fecundidade e pureza.

Selo de Salomão
Duplo triângulo eqüilátero entrelaçado, ou então a estrela de seis pontas. Este símbolo é freqüentemente representado com um triângulo de cor branca e outro de cor negra.
Trata-se de um diagrama de profunda significação oculta, simbolizando, entre outras coisas, a união do espírito com a matéria.

Sol

Ponto focal de nosso sistema planetário, o Sol é símbolo material-espiritual por excelência da divindade. Sua luz pode ser considerada como a manifestação visível do Deus criador, sustentador e conservador de todas as formas de vida. O Sol é também emblema do Ser Real Interno de cada homem, da vitalidade, da vontade e dos sentimentos nobres como a lealdade.

Traço
Um dos símbolos gráficos básicos. Vertical: o princípio ativo (masculino) ou dinâmico; horizontal: o princípio passivo (feminino) ou estático.


Triângulo
Esta figura geométrica tem importante valor simbólico em muitas religiões e escolas esotéricas, representando a Trindade divina: a harmonia, a perfeição e a sabedoria. Eqüilátero: as tríades divinas ou o perfeito equilíbrio entre os três aspectos da Divindade; isósceles positivo (ápice para cima): o ternário evolutivo ou anseio do espírito em se libertar da matéria; isósceles negativo (ápice para baixo): o ternário involutivo ou o princípio espiritual que penetra e vivifica a matéria.

Yin-Yang
Símbolo chinês da distribuição dual das forças universais, compreendendo o princípio ativo ou masculino (Yang) e o feminino ou passivo (Yin). Este símbolo tem a forma de um círculo dividido por uma linha sigmóide, e as duas partes assim formadas possuem, quando observadas, uma tendência dinâmica, o que não seria possível se o círculo fosse dividido por uma linha reta (diâmetro). Na representação gráfica desse símbolo, a metade clara representa o Yang, e a escura, o Yin. Contudo, a primeira apresenta em seu interior um ponto negro, e a segunda, um ponto branco, significando que ambas possuem, em si mesmas, o germe do princípio contrário.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Códigos Arcturianos...O que São?



Símbolos "Crop Circles" e Significado.
Todo crop circle (aqueles desenhos que aparecem misteriosamente nas plantações, em diferentes partes do planeta) contém diferentes códigos com uma influência específica para nossa mente subconsciente. Nesta página foram traduzidos alguns crop circles. O autor do site, de onde foram traduzidos parcialmente, e dos símbolos criados a partir dos crop circles está em:
http://www.the-arcturians.com/eng/index.htm
Apenas relaxe e medite nas mandalas.

TERCEIRA ONDA
A energia da Terceira Onda te faz consciente de sua escolha de estar aqui na Terra.


TRANSIÇÃO
A energia de Transição irradia confiança e te prepara para os novos tempos (nova era).

CONTATO
A energia de Contato te permite sentir que todas as portas da fonte interna se abrirão quando você se render e seguir o fluxo, como a água.

COMUNICAÇÃO
A energia de Comunicação te torna consciente de sua capacidade de se comunicar com seu corpo, entendendo seus sinais e solucionando desconfortos. Essa energia leva corpo e espírito a ficar mais próximos um do outro.

ILUSÃO
A energia de Ilusão te torna consciente de que vc só encontrará segurança dentro de você mesmo. Pare de procurar a mesma em outros lugares pois será uma ilusão com certeza.

INTEGRAÇÃO
A energia de Integração te ajuda a aplicar suas novas verdades no seu dia-a-dia. Essa energia te lembra de que vc é responsável por suas atitudes.

ENTREGA
A energia de Entrega te ajuda a focar em seu coração e em seus sentimentos. A entrega é necessária para se livrar de padrões antigos que te impedem de abrir o seu coração. A entrega faz o medo sumir.

LIBERTAÇÃO
A energia de Libertação te dá a força para se livrar de julgamentos que faz sobre si mesmo. A liberdade que chega aumenta sua auto-estima e auto-imagem.

ILUMINAÇÃO
A energia de Iluminação faz com que voce se conscientize de que é um ser de luz. Voce é a personificação de Força e Divindade.


SABEDORIA
A energia de Sabedoria te torna centrado em seu próprio corpo, dessa forma permitindo acesso à sua sabedoria interna.

CONSCIÊNCIA
A energia de Consciência te faz enxergar que existem coisas que os olhos não podem ver. Te mantém aqui e agora e te torna alerta.

CONEXÃO
A energia de Conexão ajuda a conectar seu coração com a sua Consciência Maior (higher self). Escute essa sabedoria interna

LEALDADE
A energia de Lealdade te ajuda a se manter leal a si mesmo. Às vezes isso pode significar ser desleal com outra pessoa, talvez até a um grande amigo. Quando aprender a fazer isso, será leal sempre, sem se esquecer de si mesmo.

ABERTURA
A energia de Abertura te ajuda a olhar para si honestamente. Frequentemente encontramos diversos sabotadores trabalhando a nosso desfavor em níveis subconscientes, impedindo-nos de sentir o que realmente nos preenche. Essa energia nos ajuda a entender isso e a experimentar-nos em um nível mais profundo.

INTENÇÃO
A energia de Intenção te ajuda a confirmar suas escolhas. Confie nas escolhas que faz, acreditando que foram as melhores que poderia tomar.

DUALIDADE
A energia de Dualidade te ajuda a encontrar paz em sua própria dualidade. Te ajuda a viver em equilíbrio, em abertura e harmonia, de forma que vc continue em sua caminhada para a consciência cósmica. Te ajuda a descobrir a vida através da alegria e da brincadeira.

EQUILIBRIO
A energia de Equilíbrio te ajuda a se reconhecer. Se for fiel a seus sentimentos, se reconhecer sua própria verdade, nada poderá te desequilibrar.

CURA
A energia da Cura te ajuda a curar a si mesmo primeiro, depois do que passará a curar o que estiver a sua volta, como uma pedra na água.

PERDÃO
A energia do Perdão te ajuda a encontrar forças para perdoar a si mesmo por qualquer julgamento que se impôs. Se perdoe porque voce age em acordo com o conhecimento que obteve até aquele momento. Não há erros. O perdão mostra que não há nada a ser perdoado.

FREQUÊNCIA
A energia da Frequência te ajuda a permanecer em sua própria energia. Frequentemente nos sujeitamos aos outros, dessa forma nos elevando ou rebaixando a uma freqüência que não é a nossa.

RENASCIMENTO
A energia do renascimento te ajuda a se livrar de tudo o que é velho. Te ajuda a se familiarizar com tudo o que é novo, te ajudando capaz de se acostumar a sua nova realidade.

EMERGÊNCIA
A energia da Emergência te ajuda a abandonar seu casulo de uma vez por todas, sem sentimentos de dúvida e insegurança, de forma que voce possa abrir suas asas e mostrar quem realmente é.

MUDANÇA DE TEMPO
A energia da Mudança de Tempo te faz lembrar de que vc tem mais experiências que já viveu do que tem ainda a viver. O tempo parece aumentar de velocidade até 2012. Essa energia ajuda a se livrar da idéia de que não há tempo suficiente para tantas coisas. Há tempo de sobra.

CONFIRMAÇÃO
A energia de Confirmação nos diz que sua consciência está desenvolvendo rapidamente. Tudo o que pensamos se confirma. Se vivemos ou pensamos baseado no medo, esse medo se confirmará. Desenvolva o poder do pensamento e crie o que quer. Então seus desejos se confirmarão.

LIBERTAÇÃO
A energia da libertação mostra quem voce realmente é, e te libera do que te prejudica. Dessa forma (e através de sua forma alterada de pensamento) seu cérebro ativa seu DNA para ser desenvolvido.


RECONHECIMENTO
A energia do Reconhecimento te ajuda a olhar de forma diferente para si mesmo. Nos criticamos muito, o que leva nossa auto-estima a abaixar. O medo frequentemente é a barreira que nos impede de fazer o que realmente queremos. Reconheça a si mesmo!

PROJETO
Todos temos nosso projeto, nossa própria programação que trouxemos conosco em nossa vinda à Terra. A fim de ficar totalmente equilibrado devemos voltar ao nosso programa mais básico, de forma que possamos seguir o caminho certo voltando aos rabiscos. A energia do Projeto o ajuda a limpar seus programas e deletar o que não lhe serve mais e que não faz mais sentido.

LIBERDADE
A energia de Liberdade nos ajuda a alcançar nossa própria Liberdade. Frequentemente buscamos a liberdade fora de nós mesmos, o que nos faz sentir presos. A liberdade não tem nada a ver com as circunstâncias que nos rodeiam. É uma emoção que só podemos encontrar internamente.

RECORDAÇÃO
A energia de Recordação te ajuda a alcançar seu conhecimento interno, onde sua verdadeira força reside. Frequentemente pensamos que não damos conta de fazer algo ou não estamos prontos para aquilo. Se lembre que toda a força reside em você, e você só precisa se lembrar disso.

GRATIDÃO
A energia de Gratidão nos ajuda a lembrar e a sermos gratos por tudo o que acontece em nossas vidas, pois fomos nós quem o criamos.

INTUIÇÃO
A energia de Intuição te ajuda a transformar suas inseguranças e emoções mais profundas em poder e auto-confiança.

CAPACITAÇÃO
A energia de Capacitação te lembra de que seu poder é imensurável. Não se esconda atrás de medos, pois você tem inúmeras capacidades. Aceite-as e seja tudo o que você é.

CONFIANÇA
A energia de Confiança irá ajudá-lo a compreender que confiando em si mesmo, no seu coração, onde reside a sua verdade, estará no caminho certo. Não duvide si, confie, o que você está sentindo é certo.


Deixe seu comentário!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Significado das Mandalas (Geometria)

O círculo: Uma linha sem começo nem fim, um símbolo da eternidade. Sempre existe numa mandala, pois é essa forma que cria o seu campo de vibração. Ele separa o espaço sagrado do profano. Por delimitar um espaço, tudo q está dentro dele está fortalecido e protegido. Delimita o espaço de ação das energias invocadas. Jung o relaciona a um “círculo protetor ou encantado” em inúmeras culturas. Uma mandala pode conter, porém, muitos círculos em seu interior, eles sugerem q algum aspecto da pessoa merece ser protegido, enfatizado ou liberado. O simbolismo do círculo é indicar a área de ação de Deus, a abrangência de seu poder, que se irradia em todas as direções, sendo ilimitado. Ele é o símbolo do céu. Um centro vazio denota abertura a mudanças.

O triângulo: é um elemento muito comum nas mandalas. Sua presença está quase sempre relacionada ao simbolismo do número três e seus derivados. Como símbolo sagrado, um triângulo representa o homem em sua busca espiritual, o ser q elevou-se da matéria e que, embora ainda esteja preso a ela, com todas as limitações q isso acarreta, aspira concretizar sua união com Deus. Imagine um triângulo com o vértice para cima, apontando para o alto, e verá a aspiração mais legítima de um buscador espiritual. Com o vértice voltado para baixo, lembra o feminino. Entre os Cristãos, representa a Trindade.
O quadrado: indica a vibração do nº 4 numa mandala, ainda q essa não seja a simbologia principal do desenho. O simbolismo do quadrado é a matéria, o mundo das ações e realizações físicas, num plano de existência puramente terrestre. Não há muita simbologia espiritual num quadrado, mas seu poder de realizar alterações no plano material é intenso, porisso, quem quer resolver problemas na sua vida terrena terá boas emanações de uma mandala cuja estrutura esteja alicerçada no quadrado. É também o símbolo do racionalismo, Quando se conjugam a terra (representado pelo quadrado) e o céu (círculo). Nas mandalas tibetanas, o quadrado é usado para indicar o lugar sagrado onde se coloca o símbolo da divindade (círculo).

O Pentágono e o Pentagrama: as figuras de 5 lados, como a estrela de 5 pontas e a forma poligonal do pentágono, são vibrações do nº 5. As emanações dessas figuras numa mandala são sempre leves e renovadoras. Como pentágono, sua simbologia lembra o 5º elemento, o éter. Como pentagrama ou estrela de 5 pontas, tem uma forte ligação simbólica com a magia e a alquimia, emanando vibrações de liberdade de ação e de pensamento. A estrela de 5 pontas se parece a um ser humano de pé, com os braços e os pés estendidos. É o símbolo do homem material e físico, segundo Jung. Aparecendo nas mandalas, as estrelas indicam q somos criaturas espirituais, e assim devemos manter uma ligação com o Self interior para vivenciar nosso destino


O hexágono e a estrela de seis pontas: estas formas, sagradas para algumas crenças religiosas, são o símbolo da dupla aspiração espiritual humana. Afinal, o nº 6 é o dobro de 3, nº q simboliza a busca espiritual. O hexágono indica o campo de atuação da busca, q é mais intensamente realizada no ambiente familiar, com seus apegos e desapegos. A estrela de 6 pontas, ou, como é + conhecida, a estrela de Davi, representa a fé aplicada à vida material e a fé transformada numa ligação real com Deus, a chamada religação. Também conhecida como Selo de Salomão, a estrela de 6 pontas representa a própria alma. Composta por triângulos sobrepostos, o triângulo de vértice voltado para cima simboliza o fogo e o de ponta para baixo, a água. Misturando-se o fogo e a água temos a totalidade do indivíduo.

Os polígonos estrelados: são muito comuns nas mandalas. Além da sua força vibracional, muito leve e inspiradora, sua simbologia está relacionada com a base numéricana qual estão estruturados. Por isso, sempre interpretamos um polígono estrelado como emanação de um nº, q está representado pela quantidade de pontas da estrela. Os polígonos e estrelas com base nos nºs. 7, 8, 9, 10, 11 e 12são especialmente ativos, e sua simbologia está estreitamente relacionada com sua base numérica.
style="clear: both; text-align: center;">
Gotas: a chuva está associada à fertilidade na mitologia. Como a água da chuva cai do céu, ela é pura, associada, muitas vezes, ao ato de purificação. Costumamos relacionar também gotas de chuva a lágrimas, q levam embora nossa tristeza ou raiva.


Cruz: significa conjunção de opostos: a linha vertical (o mundo espiritual) e a linha horizontal (o mundo material). Indica uma conexão entre a terra e o céu. Para Jung, a cruz seria um símbolo dos opostos dentro da pessoa como totalidade. Na mandala, significa q a pessoa está se preparando para tomar uma decisão ou p/ seguir um novo caminho. Está equilibrando controvérsias q surgem nesta jornada.



Flores: simbolizam a chegada da primavera, a efemeridade da vida e da beleza, a vida q sempre se renova. Por causa da sua forma e do foco no centro, flores são mandalas naturais. Revelam q um ciclo evolutivo pessoal está se acelerando, quando aparecem nas mandalas



Significado da Mandala- objeto decorativo




A palavra Mandala significa "círculo mágico". A Mandala é constituída por desenhos geométricos, basicamente são círculos, quadrados e triângulos. Contendo, cada qual, seu significado.

As Mandalas são representadas por círculos, esses círculos sugerem totalidade, completude e eternidade. Transformam a raiva, o apego e a ignorância em força, compaixão e sabedoria.

A Mandala como simbolismo do centro do mundo dá forma não apenas as cidades, aos templos e aos palácios reais, mas também as modestas habitações humanas.

Ela, a Mandala, tem seu significado em diversas regiões. Como exemplo, a Mandala no cristianismo recebe o termo de rosáceas.

Na sala de aula servem para todo tipo de invenções, que permitem a explosão da criatividade.

De acordo com o Ocidente, as Mandalas, têm uma tradição de círculos de cura que pode ser observado nas pinturas nativas dos índios americanos que representam o universo, as mudanças, a vida, a morte, o nascimento e a aprendizagem.

Mandalas e seus significados

Atualmente, bem-estar e qualidade de vida são objetos de grande desejo de todo ser humano. E quanto mais “natural” o processo de aquisição dessa estrutura, melhor. Uma das maneiras de alcançar essa paz interior é por meio das mandalas.
A mandala nada mais é do que um campo de força, no qual as formas, a estrutura numérica e as cores possuem poderes vibracionais atuantes. “Quando fazemos contato visual com uma mandala, nossa energia se altera e essa modificação é sempre muito positiva”, explica Celina Fioravanti no livro “Mandalas – Como usar a energia dos desenhos sagrados”.
Todas as mandalas possuem os seguintes elementos: a forma circular; o ponto central; e a repetição ou simetria das formas que constituem o desenho. De acordo com Celina, cada parte da mandala possui um simbolismo:
-O espaço interior, onde são desenvolvidas as formas, é sagrado, enquanto aquilo que está fora desse espaço é profano;
-O ponto central representa uma existência superior, a fonte de toda a criação;
-O desenho da mandala tem quase sempre uma estrutura geométrica que divide o espaço em porções simétricas. A emanação das figuras geométricas e do número de divisões do espaço determinam a chamada “vibração da mandala”.
-O simbolismo das cores e seu poder vibratório.
Os números na mandala
A base da mandala é definida pela divisão do espaço circular. Por exemplo, se há apenas um elemento principal dentro do espaço circular, essa mandala tem base um.
-Base um: simboliza o princípio; são fortes e estão diretamente ligadas ao conceito de Deus;
-Base dois: representa a dualidade, as polaridades opostas da energia, que se unem para gerar uma terceira força;
-Base três: representa realizações no plano da matéria a partir de motivações espirituais;
-Base quatro: está ligada ao poder e à ação objetiva;
-Base cinco: está relacionada com a leveza, a fluidez, a alegria e a alquimia; é base para as mandalas com base dez e 15;
-Base seis: é formada pela multiplicação do dois e do três, dos quais absorve um pouco os simbolismos; uma mandala com base seis quase sempre contém também o número 12;
-Base sete: extrai suas vibrações da soma dos conceitos simbólicos dos números três e quatro, que unem a elevação com a materialidade; dobro de sete, a base 14 está ligada à alquimia e à magia;
-Base oito: a sua influência é exercida no plano material com muita força; a base 16, dobro de oito, gera o número espiritual mais poderoso; e
-Base nove: essa base acalma, ajuda a estudar e a aprender, facilita tudo o que é muito especializado; a base 18, dobro de nove, gera mandalas com muita força sobre o inconsciente e suas manifestações.
Celina ressalta no livro “Mandalas – Como usar a energia dos desenhos sagrados” que existem mandalas com duas ou mais bases numéricas, em que os conceitos e a emanação da mandala têm duas atuações distintas. “Uma mandala com duas vibrações é mais fraca que uma mandala com apenas uma emanação vibracional”, diz.
A geometria na mandala
Na maior parte das vezes, são as formas geométricas da mandala que criam as vibrações numéricas.
-Círculo: indica a área de atuação de Deus, a abrangência de seu poder, é o símbolo do céu;
-Triângulo: representa o homem em sua busca espiritual;
-Quadrado: simboliza a matéria, o mundo das ações e realizações físicas, num plano de existência puramente terrestre;
-Pentágono e pentagrama: como pentágono, lembra o quinto elemento, o éter. Como pentagrama ou estrela de cinco pontas, emana vibrações de liberdade de ação e de pensamento; e
-Hexágono e estrela de seis pontas: o hexágono indica o campo de atuação da busca espiritual. A estrela de seis pontas ou estrela de Davi representa a fé aplicada à vida material e a fé transformada numa ligação real com Deus.




como usar as mandalas

Existem muitas maneiras de aproveitar a energia emanada pelas mandalas. “Olhas para as mandalas é a primeira maneira de receber suas emanações positivas. Ao olhar uma mandala, sua estrutura começa a agir em nosso interior e gera modificações energéticas para as quais ela está programada”, explica a autora do livro “Mandalas – Como usar a energia dos desenhos sagrados”.
O primeiro cuidado é escolher a mandala certa para olhar. “Prepare um lugar calmo e isolado. Pode haver música, incenso, velas… O essencial é poder estar ali em paz e sem ser interrompido”, ressalta. Coloque o desenho na sua frente e feche os olhos. Faça respirações profundas. Quando estiver mais concentrado, abra os olhos e olhe diretamente para a mandala. Procure deixar sua mente livre de preocupações.
“Permaneça olhando quanto tempo quiser. Se ficar cinco minutos, irá se sentir bem e em harmonia. Se ficar 15 minutos, irá restaurar sua energia interior e exterior. Se ficar 30 minutos, bem concentrado no desenho, provavelmente acabará meditando com a ajuda da mandala”


As cores na mandala

As cores nas mandalas têm uma função altamente estimulante e terapêutica:
-Vermelho: afasta a depressão, tira o desânimo e traz poder no plano material;
-Amarelo: cor da inteligência, do estudo e da criatividade;
-Azul: traz paz, harmonia e serenidade;
-Laranja: cor da reconstrução, da correção e da melhora;
-Verde: melhora qualquer estado físico negativo e cura o corpo, da mesma maneira, cura a alma quando está abatida; e
-Lilás: evita que as energias indesejadas se instalem.