segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Significado das Mandalas (Geometria)

O círculo: Uma linha sem começo nem fim, um símbolo da eternidade. Sempre existe numa mandala, pois é essa forma que cria o seu campo de vibração. Ele separa o espaço sagrado do profano. Por delimitar um espaço, tudo q está dentro dele está fortalecido e protegido. Delimita o espaço de ação das energias invocadas. Jung o relaciona a um “círculo protetor ou encantado” em inúmeras culturas. Uma mandala pode conter, porém, muitos círculos em seu interior, eles sugerem q algum aspecto da pessoa merece ser protegido, enfatizado ou liberado. O simbolismo do círculo é indicar a área de ação de Deus, a abrangência de seu poder, que se irradia em todas as direções, sendo ilimitado. Ele é o símbolo do céu. Um centro vazio denota abertura a mudanças.

O triângulo: é um elemento muito comum nas mandalas. Sua presença está quase sempre relacionada ao simbolismo do número três e seus derivados. Como símbolo sagrado, um triângulo representa o homem em sua busca espiritual, o ser q elevou-se da matéria e que, embora ainda esteja preso a ela, com todas as limitações q isso acarreta, aspira concretizar sua união com Deus. Imagine um triângulo com o vértice para cima, apontando para o alto, e verá a aspiração mais legítima de um buscador espiritual. Com o vértice voltado para baixo, lembra o feminino. Entre os Cristãos, representa a Trindade.
O quadrado: indica a vibração do nº 4 numa mandala, ainda q essa não seja a simbologia principal do desenho. O simbolismo do quadrado é a matéria, o mundo das ações e realizações físicas, num plano de existência puramente terrestre. Não há muita simbologia espiritual num quadrado, mas seu poder de realizar alterações no plano material é intenso, porisso, quem quer resolver problemas na sua vida terrena terá boas emanações de uma mandala cuja estrutura esteja alicerçada no quadrado. É também o símbolo do racionalismo, Quando se conjugam a terra (representado pelo quadrado) e o céu (círculo). Nas mandalas tibetanas, o quadrado é usado para indicar o lugar sagrado onde se coloca o símbolo da divindade (círculo).

O Pentágono e o Pentagrama: as figuras de 5 lados, como a estrela de 5 pontas e a forma poligonal do pentágono, são vibrações do nº 5. As emanações dessas figuras numa mandala são sempre leves e renovadoras. Como pentágono, sua simbologia lembra o 5º elemento, o éter. Como pentagrama ou estrela de 5 pontas, tem uma forte ligação simbólica com a magia e a alquimia, emanando vibrações de liberdade de ação e de pensamento. A estrela de 5 pontas se parece a um ser humano de pé, com os braços e os pés estendidos. É o símbolo do homem material e físico, segundo Jung. Aparecendo nas mandalas, as estrelas indicam q somos criaturas espirituais, e assim devemos manter uma ligação com o Self interior para vivenciar nosso destino


O hexágono e a estrela de seis pontas: estas formas, sagradas para algumas crenças religiosas, são o símbolo da dupla aspiração espiritual humana. Afinal, o nº 6 é o dobro de 3, nº q simboliza a busca espiritual. O hexágono indica o campo de atuação da busca, q é mais intensamente realizada no ambiente familiar, com seus apegos e desapegos. A estrela de 6 pontas, ou, como é + conhecida, a estrela de Davi, representa a fé aplicada à vida material e a fé transformada numa ligação real com Deus, a chamada religação. Também conhecida como Selo de Salomão, a estrela de 6 pontas representa a própria alma. Composta por triângulos sobrepostos, o triângulo de vértice voltado para cima simboliza o fogo e o de ponta para baixo, a água. Misturando-se o fogo e a água temos a totalidade do indivíduo.

Os polígonos estrelados: são muito comuns nas mandalas. Além da sua força vibracional, muito leve e inspiradora, sua simbologia está relacionada com a base numéricana qual estão estruturados. Por isso, sempre interpretamos um polígono estrelado como emanação de um nº, q está representado pela quantidade de pontas da estrela. Os polígonos e estrelas com base nos nºs. 7, 8, 9, 10, 11 e 12são especialmente ativos, e sua simbologia está estreitamente relacionada com sua base numérica.
style="clear: both; text-align: center;">
Gotas: a chuva está associada à fertilidade na mitologia. Como a água da chuva cai do céu, ela é pura, associada, muitas vezes, ao ato de purificação. Costumamos relacionar também gotas de chuva a lágrimas, q levam embora nossa tristeza ou raiva.


Cruz: significa conjunção de opostos: a linha vertical (o mundo espiritual) e a linha horizontal (o mundo material). Indica uma conexão entre a terra e o céu. Para Jung, a cruz seria um símbolo dos opostos dentro da pessoa como totalidade. Na mandala, significa q a pessoa está se preparando para tomar uma decisão ou p/ seguir um novo caminho. Está equilibrando controvérsias q surgem nesta jornada.



Flores: simbolizam a chegada da primavera, a efemeridade da vida e da beleza, a vida q sempre se renova. Por causa da sua forma e do foco no centro, flores são mandalas naturais. Revelam q um ciclo evolutivo pessoal está se acelerando, quando aparecem nas mandalas



2 comentários:

  1. BOA NOITE PAULO, ABRAÇOSSS//**//
    ESSE BLOG É DIVINO, ALÉM DAS ENERGIAS E CONHECIMENTO QUE ENCONTRO, AQUI NOS PERMITE UMA BUSCA PROFUNDA DE ENSINAMENTOS MÍSTICOS E SIGNIFICADOS EXUBERANTES....
    AS MANDALAS SÃO COMO PONTOS LUMINOSOS DOS CHACRAS EM NOSSO CORPO, REPRESENTADO NAS FIGURAS AQUI DESCRITAS ?
    PRECISO RELER PRA ASSIMILAR ESSES NOVOS CONHECIMENTOS QUE RECEBO....
    RIQUÍSSIMOS , HÁ MUITA LUZ......
    ABRAÇOSSS, BJUSSS//**//**~~ SONIA

    ResponderExcluir
  2. boa tarde,Paulo muinta paz e energia em ler isso,sabe um encontro com nosso interior...............obrigada fernada bjs

    ResponderExcluir